Projetos
Um grande desafio do Culatra 2030 continua a ser a aquisição e articulação integrada de uma variedade de fontes de financiamento. Até ao momento, o Culatra 2030 foi financiado por uma série de diferentes fontes de financiamento de diferentes programas regionais, nacionais e europeus.
Produção e Distribuição de Energia
O projeto “Autosuficiência Energética nos edifícios da Associação Nossa Senhora dos Navegantes”, proposta mais votada no Orçamento Participativo da União de Freguesias de Faro, tem como objetivo tornar estes edifícios autossuficientes a nível energético, com recurso exclusivo a uma fonte limpa e renovável, através da instalação de telha e/ou painéis fotovoltaicos, complementada com outras medidas de eficiência energética.
Este projeto tem como objetivo principal valorizar e promover a aquicultura da Ilha da Culatra, assegurando a futura sustentabilidade económica, social e ambiental desta atividade económica
Esta iniciativa pretende recuperar esta infraestrutura bem como dotá-la de melhores condições de segurança e circulação para acolher todo o tipo de atividades que possam contribui para o bem-estar da comunidade. A estrutura será ainda equipada com uma unidade de produção de energia fotovoltaica (22kwp) para autoconsumo, com elevado potencial demonstrador da transição energética, do respeito pelo ecossistema e pela gestão eficiente dos recursos.
Enquadramento e capacitação comunitária
A Agenda para a Transição Energética da Ilha da Culatra constitui-se como um desafio e uma oportunidade para o desenvolvimento da comunidade, pelo que se afirma necessário criar um conjunto de mecanismos que favoreçam e acelerem o processo de inovação estrutural e que contribuam para a construção de um território que se autossustenta em termos energéticos, assente em energias renováveis.
O projeto “DACulatra – Diagnóstico Participativo e Plano de Ação para a sustentabilidade ecológica na ilha da Culatra” insere-se no âmbito de uma iniciativa maior, designada por “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”, a qual visa em termos gerais o desenvolvimento de uma comunidade piloto em energias renováveis na ilha da Culatra.
Projeto integrado para a capacitação da comunidade da Culatra e organização de moradores, para o fomento da coesão social e promoção da cidadania plena, assentes nos princípios da participação e construção de soluções onde a comunidade se sinta confortável.
Criar oportunidades para o desenvolvimento sustentável da Ilha da Culatra (Faro), nomeadamente através da implementação de um programa integrado de informação, sensibilização, formação e capacitação é o objetivo do projeto “Culatra, Comunidade Sustentável”.
Cooperação Internacional
A New European Bauhaus é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que conecta o European Green Deal aos nossos espaços e experiências de vida. A iniciativa New European Bauhaus convida todos nós a imaginar e construir juntos um futuro sustentável e inclusivo que seja bonito para nossos olhos, mentes e almas.
Soluções de regeneração do ciclo urbano da água baseadas na natureza.
SMILO, Ilhas Sustentáveis, lançou um concurso internacional para propostas inovadoras de sustentabilidade nas ilhas. O CIMA, em colaboração com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, propôs o desenvolvimento de um protótipo de dessalinização não intrusiva, ou seja, dessalinização da água do mar para produção de água doce não potável com recurso à produção fotovoltaica excedente.
Em março de 2019, o Secretariado de Energia Limpa para as Ilhas da UE visitou a região de Faro e a ilha piloto Culatra para dar início às atividades da ilha piloto do Secretariado. Como parte das 6 ilhas piloto selecionadas para apoio pelo Secretariado de Energia Limpa para Ilhas da EU. Foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Universidade do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a Comissão de Coordenação da Região do Algarve, a Câmara Municipal de Faro e o Secretariado da Ilha da UE para estabelecer um entendimento comum da colaboração na definição de uma Agenda para a Transição Energética até 2030.
Ciência e Inovação
O H2tALENT é um projeto pioneiro que visa estabelecer uma economia abrangente do hidrogénio na região do Alentejo.
O projeto AGERAR PLUS visa aproveitar o potencial de cooperação para consolidar o quadro inovador e científico de Espanha e Portugal em termos energéticos.
O projeto CEL RURAL visa promover a implementação de energias renováveis ao nível rural para reforçar o desenvolvimento de um sistema energético sustentável e local nas regiões transfronteiriças do espaço POCTEP através da adoção de modelos inovadores de autoconsumo partilhado de energia no domínio das comunidades locais de energia (CEL) em ambientes rurais.