H2 TALENT
O H2tALENT é um projeto pioneiro que visa estabelecer uma economia abrangente do hidrogénio na região do Alentejo.
AGERAR PLUS
O projeto AGERAR PLUS visa aproveitar o potencial de cooperação para consolidar o quadro inovador e científico de Espanha e Portugal em termos energéticos.
CEL Rural
O projeto CEL RURAL visa promover a implementação de energias renováveis ao nível rural para reforçar o desenvolvimento de um sistema energético sustentável e local nas regiões transfronteiriças do espaço POCTEP através da adoção de modelos inovadores de autoconsumo partilhado de energia no domínio das comunidades locais de energia (CEL) em ambientes rurais.
New Bauhaus
A New European Bauhaus é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que conecta o European Green Deal aos nossos espaços e experiências de vida. A iniciativa New European Bauhaus convida todos nós a imaginar e construir juntos um futuro sustentável e inclusivo que seja bonito para nossos olhos, mentes e almas.
HYDROUSA
Soluções de regeneração do ciclo urbano da água baseadas na natureza.
SMILO – Small Islands
SMILO, Ilhas Sustentáveis, lançou um concurso internacional para propostas inovadoras de sustentabilidade nas ilhas. O CIMA, em colaboração com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, propôs o desenvolvimento de um protótipo de dessalinização não intrusiva, ou seja, dessalinização da água do mar para produção de água doce não potável com recurso à produção fotovoltaica excedente.
Clean Energy for EU Islands
Em março de 2019, o Secretariado de Energia Limpa para as Ilhas da UE visitou a região de Faro e a ilha piloto Culatra para dar início às atividades da ilha piloto do Secretariado. Como parte das 6 ilhas piloto selecionadas para apoio pelo Secretariado de Energia Limpa para Ilhas da EU. Foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Universidade do Algarve, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a Comissão de Coordenação da Região do Algarve, a Câmara Municipal de Faro e o Secretariado da Ilha da UE para estabelecer um entendimento comum da colaboração na definição de uma Agenda para a Transição Energética até 2030.
Fundo Culatra2030
A Agenda para a Transição Energética da Ilha da Culatra constitui-se como um desafio e uma oportunidade para o desenvolvimento da comunidade, pelo que se afirma necessário criar um conjunto de mecanismos que favoreçam e acelerem o processo de inovação estrutural e que contribuam para a construção de um território que se autossustenta em termos energéticos, assente em energias renováveis.
Diagnóstico Comunitário Participativo
O projeto “DACulatra – Diagnóstico Participativo e Plano de Ação para a sustentabilidade ecológica na ilha da Culatra” insere-se no âmbito de uma iniciativa maior, designada por “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”, a qual visa em termos gerais o desenvolvimento de uma comunidade piloto em energias renováveis na ilha da Culatra.
Culatra Responsável
Projeto integrado para a capacitação da comunidade da Culatra e organização de moradores, para o fomento da coesão social e promoção da cidadania plena, assentes nos princípios da participação e construção de soluções onde a comunidade se sinta confortável.
Culatra Comunidade Sustentável
Criar oportunidades para o desenvolvimento sustentável da Ilha da Culatra (Faro), nomeadamente através da implementação de um programa integrado de informação, sensibilização, formação e capacitação é o objetivo do projeto “Culatra, Comunidade Sustentável”.
Orçamento Participativo
O projeto “Autosuficiência Energética nos edifícios da Associação Nossa Senhora dos Navegantes”, proposta mais votada no Orçamento Participativo da União de Freguesias de Faro, tem como objetivo tornar estes edifícios autossuficientes a nível energético, com recurso exclusivo a uma fonte limpa e renovável, através da instalação de telha e/ou painéis fotovoltaicos, complementada com outras medidas de eficiência energética.
Descarbonização da atividade de Aquicultura
Este projeto tem como objetivo principal valorizar e promover a aquicultura da Ilha da Culatra, assegurando a futura sustentabilidade económica, social e ambiental desta atividade económica
Tenda Multiusos
Esta iniciativa pretende recuperar esta infraestrutura bem como dotá-la de melhores condições de segurança e circulação para acolher todo o tipo de atividades que possam contribui para o bem-estar da comunidade. A estrutura será ainda equipada com uma unidade de produção de energia fotovoltaica (22kwp) para autoconsumo, com elevado potencial demonstrador da transição energética, do respeito pelo ecossistema e pela gestão eficiente dos recursos.