Fundo Culatra2030

A Agenda para a Transição Energética da Ilha da Culatra constitui-se como um desafio e uma oportunidade para o desenvolvimento da comunidade, pelo que se afirma necessário criar um conjunto de mecanismos que favoreçam e acelerem o processo de inovação estrutural e que contribuam para a construção de um território que se autossustenta em termos energéticos, assente em energias renováveis.

Os fundos de natureza local podem ser considerados como mecanismos socialmente responsáveis para responder e ultrapassar os problemas de uma determinada comunidade que se confronta com complexos desafios ambientais ou sociais, promovendo o desenvolvimento dessas comunidades.

O Fundo Culatra2030 assume-se como uma plataforma de “serviços” financeiros solidários, de natureza comunitária e em rede, focada no apoio às economias locais, à transição energética e à salvaguarda ambiental, tendo por base, entre outros, os princípios da Economia Solidária e circular. O fundo, gerido em parceria pela Associação de Moradores da Ilha da Culatra, Associação Nossa Senhora dos Navegantes e Clube União Culatrense, permitirá aos residentes aceder a um plano de microcrédito para financiar obras de climatização passiva e produção de energia descentralizada. Pretende-se criar emprego dinamizando a organização e gestão dos fundeadouros, loja náutica e estação de serviço aos veleiros, coleta de contribuições dos visitantes, campanhas de sensibilização, eventos culturais, crowdfunding, etc.

 
Anterior
Anterior

Clean Energy for EU Islands

Próximo
Próximo

Diagnóstico Comunitário Participativo