Dados
A Culatra está ligada a Portugal continental através de um cabo elétrico submarino de 15 kV, que fornece eletricidade à comunidade desde 1992. No entanto este cabo é propenso a falhas, causando cortes frequentes de energia.
Para mitigar estes problemas, a Culatra foi equipada provisoriamente com um gerador a diesel de 410 kVA, instalado pelo operador da rede de distribuição.
A rede elétrica da ilha opera em baixa tensão e, como destino turístico sazonal, o consumo de energia na Culatra apresenta uma variação significativa ao longo do ano.
Consumo
Analisando os dados de consumo, verifica-se que o núcleo piscatório da Culatra tem um consumo médio anual 1181 MWh, com um aumento de 49% no consumo durante os meses de verão em comparação com o inverno.
Verificou-se ainda que as necessidades energéticas da Culatra durante o dia são de cerca de 484,3 MWh.
Concluiu-se assim que para suprir esta demanda com recurso a energia solar, seria necessário instalar um sistema fotovoltaico com capacidade de produção de cerca 309 kWp.
Atualmente, como resultado da Iniciativa Culatra 2030, a ilha conta com cinco unidades de produção fotovoltaica, totalizando 85,8 kWp de capacidade instalada, o que gera cerca de 156,4 MWh por ano, cobrindo mais de 25% das necessidades energéticas da comunidade durante o dia.
Dados Detalhados
Consumo médio anual durante o dia de 484,3MWh
Autossuficiência energética até 2030
Eletricidade em 1992
Consumo médio anual de 1181MWh
Capacidade solar instalada até à data de 85,8kWp
20 instalações de consumo
Capacidade solar necessária para a autossuficiência energética durante o dia de 309kWp
Necessidades energéticas suprimidas até 28%
5 unidades de produção
25 membros da CER até ao momento
Capacidade de armazenamento de 46kWh
Produção média anual de 156,4MWh
Unidades Fotovoltaicas
As unidades fotovoltaicas estão distribuídas por diversas localizações na aldeia da Culatra: duas nas zonas de sombreamento do porto de pesca, uma no Centro Social, uma na sede do Clube União Culatrense, e uma na Escola Básica. Além disso, um sistema de armazenamento com baterias de lítio de 46 kWh garante autossuficiência energética para as instalações de apoio à pesca durante a noite.
Com o apoio da iniciativa Culatra 2030 e a colaboração de entidades locais como a AMIC, a ANSN e o CUC, a C-COOP lançou a Comunidade de Energia Renovável da Culatra, que integra não apenas as 5 unidades de produção já instaladas, mas também outras 20 instalações de consumo.
A energia gerada é distribuída entre residências, pequenos negócios e infraestruturas coletivas, permitindo que os membros da comunidade beneficiem diretamente de uma redução nas suas faturas de eletricidade.
Com um total de 25 membros iniciais, a Comunidade de Energia Renovável da Culatra tem como objetivo contribuir para a construção de um futuro energético mais sustentável, resiliente e participativo.
Localizações na Aldeia da Culatra:
1 e 2 - Sombreamento do porto de pesca
3 - Centro Social
4- Sede do Clube União Culatrense
5 - Escola Básica
Informação Detalhada das Unidades de Produção
2
40
73,26
3
4
8,00
4
8
13,80
5
13,8
24,21
Produção Anual (MWh)
Capacidade Instalada (kWp)
37,13
1
20
156,4
Total
85,8