Comunidade de Energia Renovável

O Projeto Piloto de Comunidade de Energia Renovável (CER) na Ilha da Culatra visa testar a viabilidade técnica e económica de uma CER, permitindo a inclusão de tecnologias inovadoras, com resultados que possam repercutir-se em propostas de desenvolvimento legal e regulamentar. 

O âmbito do Projeto Piloto de Comunidade de Energia Renovável na Ilha da Culatra inclui investigação e demonstração, permitindo promover a inovação no setor das CER.

Usando equipamentos e estruturas já existentes, a CER da Ilha da Culatra permitirá suportar atividades de investigação que permitam:

Implementar novas formas de gestão de consumo, que passem pela integração de sistemas de gestão de energia, e que permitam controlar o consumo de equipamentos dos membros da CER, integrando a previsão de procura e de geração renováveis, tendo em consideração as limitações da rede elétrica existente.

Implementar um modelo de economia participativa, que permita a distribuição de custos e proveitos da geração renovável.

Que suporte o envolvimento da comunidade, o investimento em novos equipamentos e o seu funcionamento num horizonte temporário de décadas.

Implementar um sistema inteligente de carregamento de barcos elétricos, capaz de controlar os carregamentos dos mesmo em função da geração, respeitando as preferências dos utilizadores e maximizando a energia autoconsumida.