Modelo Socio-Económico

A promotora da Comunidade de Energia Renovável (CER) da Culatra é a C-COOP, uma cooperativa criada em 2022 por residentes. Esta cooperativa tem um propósito social amplo, abrangendo várias atividades socioeconómicas da ilha, e funciona como mecanismo de responsabilidade comunitária para proteger, conservar e desenvolver o núcleo piscatório da Culatra, preservando a sua identidade. A C-COOP visa criar um mercado energético descentralizado capaz de capacitar esta comunidade costeira para se tornar economicamente autossuficiente, resiliente e adaptável a cenários de alterações climáticas, bem como combater a pobreza energética, promover a coesão social e criar emprego.

Tem como um dos principais objetivos, criar uma CER na Culatra que produza a sua própria energia e a partilhe, com o objetivo de fornecer energia 100% renovável à comunidade e implementar um modelo de economia participativa. Este modelo assegura uma distribuição justa dos custos e lucros gerados pela produção de energia renovável, reforçando o combate à pobreza energética e a justiça social na ilha. Além disso, reduz o preço das faturas de eletricidade para os residentes enquanto permite investir no aumento da produção de energia solar e na autossuficiência da ilha. 

O cumprimento destes objetivos é essencial para criar condições de longo prazo para que os moradores do núcleo piscatório da Culatra vivam neste ambiente frágil, continuem as suas atividades económicas tradicionais, preservando a sua identidade e valores culturais, e procurem novas atividades económicas compatíveis com o uso racional dos recursos naturais, de acordo com a Agenda de Transição Energética da Culatra.