Prémio Visão
O projeto piloto de criação de uma Comunidade de Energia Renovável na Culatra, que está a ser promovido pela C-COOP, no âmbito do projeto Culatra2030, venceu os Prémios Verdes da Revista Visão e Águas Portugal, na categoria Energias Verdes.
O prémio foi entregue a Jóni dos Santos, presidente da C-COOP – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Culatra, a entidade promotora do projeto "Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável", aprovado pela ERSE em Janeiro de 2023, e a André Pacheco, coordenador da iniciativa Culatra2030 e investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Algarve, numa cerimónia que teve lugar em Lisboa, na segunda-feira, dia 5 de junho em Lisboa, às 16h30 na Fábrica de Água de Alcântara.
Cerimónia Prémios Verdes
André Pacheco - coordenador do Culatra2030
“O reconhecimento público de boas práticas une a comunidade em torno de um objetivo comum e é fundamental para a Culatra se adaptar de forma sustentável ao território que habita, em pleno Parque Natural da Ria Formosa”.
Jóni dos Santos - presidente CER
“Foi sensacional para nós! Estamos a falar da Culatra, uma pequena ilha de pescadores esquecida no meio da Ria Formosa e que lutou até aos dias de hoje por condições mínimas de vida. Sermos reconhecidos como exemplo nacional parece coisa de outro mundo, mas é neste registo que queremos continuar! Tudo isto apenas é possível atingir porque as pessoas aqui (na Culatra) juntam-se em prol do bem comunitário, e claro... não podemos deixar de agradecer à Iniciativa Culatra2030 que está a funcionar como agente catalisador, não só na luta pela sustentabilidade, mas também na defesa da identidade da ilha.”