SMILO – Small Islands

SMILO, Ilhas Sustentáveis, lançou um concurso internacional para propostas inovadoras de sustentabilidade nas ilhas. O CIMA, em colaboração com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, propôs o desenvolvimento de um protótipo de dessalinização não intrusiva, ou seja, dessalinização da água do mar para produção de água doce não potável com recurso à produção fotovoltaica excedente.

A grande vantagem será estudar novas soluções modulares de fácil implementação, baixo custo, que não necessitem de filtros, membranas, nem produtos químicos e que sejam de baixa manutenção. Um dos objetivos deste projeto será poder aproveitar o excesso de energia produzido na ilha, e integrá-lo no novo sistema de dessalinização, o que permitirá um aumento do rendimento na produção de água doce e uma redução no transporte custos de água para a ilha e, consequentemente, a redução da pegada de carbono. A diminuição do consumo de energia para o transporte de água, o aumento da disponibilidade de água para irrigação das zonas verdes da ilha, lavagem dos espaços comuns, produção de gelo para o pescado e produção de sal, bem como a melhoria da eficiência da utilização da água, são alguns dos resultados esperados.

O projeto será implementado no Centro Social, pelo que haverá um forte envolvimento da comunidade na gestão sustentável da água, que será acompanhada por ações de compostagem, criação de hortas comunitárias, reativação de armazenamento de águas pluviais em cisternas e produção de energia fotovoltaica.

 

Fonte de Financiamento: Smilo-Zenon Funding Call

Anterior
Anterior

HYDROUSA

Próximo
Próximo

Clean Energy for EU Islands